Seguimento a Cristo: Caminho de Perfeição

Prof. Dr. Pe. Pedro Moraes Brito Júnior, Professor de Teologia Moral na  Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Feira de Santana.

A resposta amorosa do homem manifesta-se, antes de tudo, pelo desapego dos bens terrenos (cf. Mt 6, 19-34) e através da bondade evangélica (cf. MT 5, 17-48) expressa no Sermão da Montanha, magna carta da moral evangélica, e que são expressão de uma busca de vida de perfeição. Estes elementos são presentes na segunda resposta de Jesus ao jovem. Neste diálogo, manifesta-se a superação de uma compreensão legalista da vida moral para encontrar na pessoa de Jesus o modelo de à qual se destina a conduta moral.

 Seguir a Cristo, para cumprir sua palavra de ser perfeitos como o Pai celeste é perfeito (cf. Mt 5, 48), significa corresponder àquela vocação a que todos os membros da Igreja são chamados: a vocação à santidade. Vocação que tem a sua raiz na consagração batismal por meio da qual o batizado é configurado a Cristo (Rm 6). Neste sentido, assim exprimiu-se o Concílio Vaticano II: “Os seguidores de Cristo são chamados por Deus não por suas obras mas segundo o Seu desígnio e Sua graça. Eles são justificados no Senhor Jesus porquanto pelo batismo da fé se tornaram verdadeiramente filhos de Deus e participantes da natureza divina e portanto realmente santos. É, pois, necessário que eles, pela graça de Deus, guardem e aperfeiçoem em sua vida a santidade que receberam. Por conseguinte, a perfeição é a dimensão propriamente moral do único apelo endereçado a todos os fiéis, que é o apelo à santidade, e deve ser considerada como o horizonte normal de toda a ética cristã (cf. VS 18).

 A proposta que a renovação moral que João Paulo II sugere na EncíclicaVeritatis Splendor não se limita apenas a uma moral de perfeição a que o homem é chamado a alcançar, tendendo ao fim pela observância dos mandamentos e prática das bem-aventuranças, mas sobretudo por uma incorporação Cristo e a chamada ao seu seguimento. Nesta “acha-se concentrada m toda sua riqueza a perspectiva cristológica da perfeição e da moral cristã. A ‘sequela Christi’ (seguimento a Cristo) é o caminho e, por sua vez, o conteúdo desta perfeição.

Fonte: Kairós (Revista Acadêmica da Prainha). Trecho do Artigo: O Seguimento, eixo da Moral Cristã (abordagem à luz da Veritatis Splendor), Ano VII / 1, Janeiro / Junho de 2010.

Publicado por

Blog Católica de Fortaleza

O blog Católica de Fortaleza visa cooperar com notícias e conteúdo acadêmico aos docentes e visitantes! Conheça o nosso Portal: www.catolicadefortaleza.edu.br

Deixe um comentário