Cultura digital: entenda sua importância para a educação

A compreensão de cultura digital é ampla e complexa, porque envolve um universo de conceitos e conteúdos, não apenas o uso das redes sociais, mas vai além disso. Porém, para facilitar seu entendimento, podemos dizer que a cultura digital está relacionada a todos os eventos em que circula a tecnologia digital.

Ou seja, os locais de acesso, o espaço físico, a nuvem, a internet, as expressões, as gírias que surgem nas redes sociais, as novas formas de trabalho, como influenciadores digitais, por exemplo, como também as novas formas de produzir conteúdo e as relações com esses.

E não ousamos falar sobre o mundo das fakes news e outros problemas causados pelo uso indevido da tecnologia digital. No entanto, tudo isso está dentro do campo da cultura digital. 

Logo, estamos dentro dessa realidade, somos produtores e consumidores desse universo em que a sociedade e o aprendizado estão inseridos.

E como educadores precisamos nos questionar:  como ser professor em meio a essa cultura digital?  Quais mudanças são percebidas na prática docente? Como podemos compreendê-las de modo crítico? O que fazer para ser um bom professor no século XXI? 

Deu para sentir o drama do assunto? Mas não faremos dele uma tragédia, ao contrário. Vamos elencar aspectos positivos e necessários para o uso da cultura digital no campo da educação. Veja o que preparamos neste post. 

O que é a cultura digital

Primeiro é fundamental reconhecer que as tecnologias influenciam a sociedade e que podemos utilizá-las a favor do processo de ensino-aprendizagem. Muitas são as ferramentas disponíveis para o professor e possíveis de usar no âmbito educacional.

Mas até chegar à escola, o conceito da cultura digital se fortaleceu quando a internet se expandiu como forma de comunicação em massa, utilizando todos os meios para a comunicação, seja por computador, seja por smartphones, tablets, entre outros modelos. 

A partir de então, as relações mudaram, o meio social foi se transformando, a ligação entre as pessoas, territórios, línguas, opiniões, raças foi ficando mais estreita; os muros desapareceram e a cultura sofreu o impacto de todas essas novidades.

De forma que a cultura digital é um conceito que descreve esses novos relacionamentos e suas consequências na família, na sociedade e nas Instituições, entre elas as escolares. Ou seja, como há um mundo conectado, há uma cultura digital!

A cultura digital e seu impacto nas novas gerações 

A cultura digital diz respeito a esse ambiente tecnológico que envolve todos os setores da vida humana. Um exemplo claro do impacto que ela causa nas novas gerações é a que ela não sente dificuldade, nem se admira com o simples uso de um celular.

Ao contrário, consegue usá-lo enquanto estuda, ouve música e ainda faz as atividades do professor em tempo real. Essa realidade cultural muda significativamente a estrutura educacional e suas práticas pedagógicas e surge um novo formato de pessoa.

Certamente um jovem que nasce hoje nesse contexto, mediado pelas tecnologias digitais, tem certa concepção de futuro que, em muitos sentidos, se distancia daquela de seus pais ou avós, com mais rapidez e intensidade, na velocidade da internet.

Logo, a forma como lidamos com a cultura digital, com a realidade que esse aluno vive, pode nos aproximar ou nos afastar dele, como também incentivá-lo ou desmotivá-lo a enfrentar as relações de trabalho que são modificadas constantemente pela tecnologia. 

E o compromisso do educador é atualizar a formação da pessoa humana a fim de que ela corresponda à sociedade atual, não como ser passivo, mas como um protagonista, não como refém, mas como autor de histórias que ajudam outras histórias.

Por fim, é visível que nossa sociedade está cada vez mais atrelada a esse meio, tornando-se mais tecnológica em todos os campos. Assim, a escola não pode ficar de fora desse processo, com hábitos e modelos de ensino não compatíveis com a época.

O professor conectado é também o pós-graduado

O que é ser professor numa sociedade marcada pela cultura digital e a presença intensiva das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)? Como compreender a importância da relação entre a docência e a cultura digital? 

De que forma a cultura digital pode contribuir com os processos de ensino e aprendizagem. E, por fim, como o docente pode auxiliar a sala de aula, a fim de que ela se torne um espaço privilegiado de aquisição de conhecimento crítico e aprofundado dentre dessa realidade digital?

A resposta vem com uma mudança de atitude que é compreender esse processo através do conhecimento e não da observação. É certo que os recursos tecnológicos já ajudam e influenciam sobre o fazer pedagógico, com diversas implicações. 

Mas para o profissional da educação, não basta manusear um projeto, nem preparar slides, é preciso influenciar positivamente o aluno, ajudá-lo a ter um visão crítica da realidade e encaminhá-lo nesse mundo digital.

E para contribuir com a formação digital docente, a Faculdade Católica de Fortaleza disponibiliza a pós-graduação em educação e Cultura Digital. Uma oportunidade de aprender, se atualizar e dar um salto de qualidade nas práticas educacionais com o uso das tecnologias digitais.

Que tal aprofundar-se nesse assunto tão importante? Participe do FCF Meeting sobre As gerações digitais e o impacto da cultura digital na sociedade

Publicado por

Blog Católica de Fortaleza

O blog Católica de Fortaleza visa cooperar com notícias e conteúdo acadêmico aos docentes e visitantes! Conheça o nosso Portal: www.catolicadefortaleza.edu.br

Deixe um comentário